Como estimular seu gatinho a beber mais água

Uma prevenção eficiente para problemas urinários é estimular a turma do bigode a beber cada vez mais água.

Como gateira assumida e catsitter empolgada, sempre fico de olho no ambiente em que os gatinhos estão e procuro ajudar com algumas dicas para melhorar o bem-estar deles. Um dos problemas de saúde mais comuns que os felinos enfrentam é no sistema urinário, e uma prevenção muito eficiente  é estimular a turma do bigode a beber cada vez mais água. Mas isso nem sempre é tão simples, não é mesmo?

O primeiro passo é identificar o quanto de água seu bichinho bebe de verdade. Não vale só ficar de olho no pote dele, mas em todas as vezes que ele vasculha a pia, pede para abrir a torneira ou cheira aquela poça suja no quintal. Lógico que você não vai poder medir, mas daí já vai tirar algumas ideias de lugares onde ele procura e pode oferecer mais água para que ele a encontre e se interesse com facilidade.

As fontes são uma ótima pedida e nesse vídeo aí embaixo a gente explica como produzir uma bem simples, inspirada em uma ideia do próprio pessoal da PETMOOD. Mas se o seu bigodinho não se interessar por ela à primeira vista, não desista:

  • Alguns gatos não gostam do barulho das bombinhas ou da vazão muito forte de água. Dá pra entender isso um pouco melhor quando você abre a torneira. Tem sempre um ponto ideal em que o bichano curte ficar por ali;
  • Troque de local, de posição, ligue e desligue, sente por perto e brinque com o gato ao redor. É uma forma de começar a criar familiaridade com o objeto, especialmente se seu amigo for tímido ou assustadinho;
  • Ofereça petisco ou sachê perto da fonte ou do novo bebedouro. Mas não deixe a comida ao lado (no vídeo a gente explica porquê!)

Na maioria dos casos, os nossos gaticos bebem menos água do que deveriam. E todo investimento para reverter essa situação vale a pena!

Leia também:

Ana Alice Vercesi

Author Ana Alice Vercesi

Jornalista que descobriu que se comunicava melhor com os bichos do que com as pessoas, escorregou para o empreendedorismo ao criar a Cão Vivência. Hoje tem como missão de vida fazer um mundo melhor para os pets e seus donos (nessa ordem).

More posts by Ana Alice Vercesi