Como ensinar seu cãozinho a sentar

Quando você inclui na rotina do seu AUmigo brincadeiras que gastam energia mental, ele fica mais calminho e satisfeito.

Responda rápido: por que é que em toda viagem para a praia tem sempre alguém encarregado de levar jogos de tabuleiro e baralho? Se chover, a gente tem algo para fazer, certo?

Você acorda, estuda, trabalha, faz um monte de atividades. E o seu pet? Os cães possuem uma necessidade gigante de atividade mental. Eles são ótimos resolvedores de problemas – mesmo que o problema seja alcançar o petisco, abrir a fechadura ou encontrar uma forma de fazer você ficar mais tempo ao lado deles.

matilha

Quando você incluiu na rotina do seu AUmigo algumas brincadeiras que gastam essa energia mental, ele fica mais calminho e satisfeito. Quando isso não existe, ele fica parecendo os humanos em apartamento mofado na praia quando o tempo não ajuda lá fora…

Brincar de treinar

Uma forma legal de gastar essa energia é treinar alguns comandos. Mas o treino tem que ser divertido, uma brincadeira mesmo. Seu companheiro precisa estar empolgado para executar a atividades, que também vão deixar vocês mais unidos. Por isso, a gente ensina aqui um jeito bem gostoso de treinar o comando mais simples que existe, o Senta. E ele é o mais útil também, olha só esses dois exemplos:

  • Depois de bem treinado com o petisco, você pode pedir para seu pet sentar na hora de colocar a coleira para passear: ele vai ganhar uma recompensa e tanto ( o passeio) e vai sair mais focado porque teve que resolver um problema com a cabecinha dele antes de sair (“como faço para colocar a coleira e sair? Ah, olha só, ela pediu pra sentar, isso eu sei”)
  • Na hora de oferecer a refeição, você pode pedir o comando, seja para colocar o pote no chão ou mesmo usando os primeiros grãozinhos como treino. É uma forma de acalmar cães que engolem tudo de uma vez

Gostou da ideia? Vem com a gente:

Salvar

Salvar

Leia também:

  • Helena Pontes

    Adorei as dicas!