Sinais de que seu cão não está feliz

Os cachorros têm várias maneiras de demonstrar quando algo não está agradando. Descubra algumas

 

Cães e seus donos falam línguas diferentes. Por isso é tão importante criarmos uma forma de se comunicar que seja comum para os dois lados. O adestramento, quando é feito de um jeito responsável, funciona muito bem para isso e deixa todas as espécies envolvidas na conversa felizes e tranquilas. Mas não custa nada estudar um pouquinho também sobre as formas que seu melhor amigo tem para demonstrar sinais de desconforto em uma situação, não é mesmo?

Muitas vezes, só reparamos nas reações do nosso cãozinho quando ela se torna um problema. Rosnados, latidos e até tentativas de mordida chamam bastante a atenção. Mas a turma de cientistas que pesquisa a linguagem canina já descobriu que, na verdade, quando o cachorro precisa reagir de forma mais violenta é porque todos os sinais que ele deu antes não funcionaram.

Isso quer dizer que ele já tentou demonstrar antes para seu dono, para outro animalzinho ou para um determinado objeto que a situação não estava agradando, mas ninguém deu bola.  Esse sinais de paz são chamados “sinais de apaziguamento” ou “sinais de calma”, e são muito mais sutis do que um rosnado.Conhecer essa linguagem ajuda você a entender o que deixa seu amigão tranquilo ou não. O blog Caninus Curiosus fez uma série de ilustrações bem legais dos sinais mais comuns.

 

 

O que fazer?

Se seu amigo demonstrar algum deles, afaste-o do objeto, pessoa ou animal e até ele deixar de fazer os sinais. Quando respeitamos esse espaço, o cachorro não precisa continuar dizendo que não tá bem e evita que ele comece a se exaltar. E, tranquilo, o cãozinho pode ser tornar  cada vez mais confiante, além de gestos como esse estreitar a relação de respeito, amor e amizade entre vocês.

Leia também:

Ana Alice Vercesi

Author Ana Alice Vercesi

Jornalista que descobriu que se comunicava melhor com os bichos do que com as pessoas, escorregou para o empreendedorismo ao criar a Cão Vivência. Hoje tem como missão de vida fazer um mundo melhor para os pets e seus donos (nessa ordem).

More posts by Ana Alice Vercesi