Porquê ter gato em casa faz bem pra saúde?

By 17/08/2016Bichos

Já foi provado que nos beneficiamos um bocado ao termos gatinhos como animais de estimação

Somos muito felizes por termos gatinhos em casa, eles são muito fofos, as patinhas de feijãozinho que dá vontade de apertar, as gracinhas que eles fazem com qualquer coisa que se mexa na frente deles, os sumiços do nada… ter gato é bom demais!

Gatos aquecem nossos corações e alma com suas palhaçadas e existem alguns benefícios pra quem tem estes felinos por perto.

Coração com saúde

Quando a gente acaricia nossos gatos fazemos bem para eles pois ficam relaxados e também para nós pois baixamos a nossa pressão sanguínea. Este momento (o de acariciar) libera em nosso corpo a oxitocina, hormônio que deixa a gente mais tranquilo, mais zen. Essa redução na pressão sanguínea e o aumento dos “momentos zen” geram benefícios a longo prazo. Donos de gatos têm menos de 30% de risco de morte por ataque do coração comparados com quem não tem gatos, segundo um estudo feito na Universidade de Minnesota que durou 10 anos.

acariciando gato

Estou ajudando meu humano a ficar zen

Estado de espírito aliviado

Algumas pesquisas mostram que nosso humor fica muito melhor quando temos gatos por perto. A Health Fitness Revolution fez uma matéria em que relata que a companhia dos gatinhos muitas vezes é escolhida pelos seus donos por causa de sua sensibilidade e inteligência (realmente, aqui em casa a Louise e o Tarantino são muito mais inteligentes que a Elba). Mais ainda: um estudo mostrou que pacientes que tiveram alta depois de sofrerem ataque do coração e tiveram animais de estimação em casa tiveram uma melhor taxa de sobrevida no próximo ano depois da alta.

Terapia com pets

Crianças com autismo podem se beneficiar especialmente ao ter um gatinho. Um estudo de 2012 mostrou que crianças depois dos 05 anos que tiveram um pet mostraram-se mais propensos em melhor compartilhar e oferecer conforto para outras pessoas quando comparadas a outras crianças autistas que não tinham um animal de estimação. As características mais reservadas e pensativas dos felinos fazem com que estes se tornem mais populares em terapias com crianças autistas porque estas sentem que podem se relacionar com tais características.

Redução de alergia

O risco de crianças desenvolverem sérios problemas de saúde podem ser reduzido se você tiver um gato em casa. Foi feito um estudo na Finlândia em 2012 no qual quase 400 crianças foram acompanhadas desde o parto até 01 ano de idade e descobriu-se que o contato destas crianças com animais fortaleceu seu sistema imunológico, o que combate doenças infecciosas e reduz o risco de alergias em idades mais avançadas.

Vale muito a pena ter gatinho em casa! Nós temos dois (por enquanto, queremos mais!)

E você? Conhece algum caso de alguém que já melhorou a sua vida depois de ter um gatinho em casa? Conta pra gente aí nos comentários!

Fonte: http://www.medicaldaily.com

Salvar

Salvar

Salvar

Leia também:

Paulo

Author Paulo

Pet lover, apaixonado por fotografia, administrador, co-fundador da PETMOOD, adora longas viagens de carro, curte plantas (e ainda vai ter um jardim vertical), pai da Elba, da Louise e do Tarantino.

More posts by Paulo