Como frequentar vários locais com seu pet

Algumas dicas para se divertir com seu amigo e manter a boa CÃOvivência

É com alegria que a gente vê crescer o número de estabelecimentos e espaços públicos que aceitam pets. Afinal, eles são ou não são companheiros para todas as horas? Mas é importante prestar atenção em alguns detalhes para que esses passeios sejam cada vez mais legais para você, seu amigo e as pessoas que vão conviver com ele. Veja só:

Onde fica o banheiro? Antes de entrar em local fechado, estimule seu cãozinho com um pequeno passeio para que ele faça as necessidades na calçada. Se você for ficar muito tempo lá dentro, faça pausas de 30 em 30 minutos para levá-lo a um local adequado para fazer xixi ou cocô. No caso de filhotes, que ainda não controlam a bexiga, diminua esse tempo para 20 minutos e esteja preparado para algumas eventualidades (eles são como os bebês). Não se esqueça de levar saquinhos cata-caca para recolher o cocô do seu amigo.

Segurança sempre! Coleira com placa de identificação e guia devem fazer parte do seu kit passeio. Mesmo que seu amigo seja educado e não saia de perto, ele está sujeito a ser abordado por outros cães, há o perigo constante dos carros e, se houver crianças, o cuidado deve ser redobrado.

Praça de alimentaCÃO: tenha uma vasilha ou garrafa de água para hidratar seu amigo, além de petiscos ou a porção de ração caso vá ficar for ao dia todo. Se ele for do tipo que pede comida na mesa e você vai a um bar, mantenha-o sempre ao seu lado com a guia amarrada à sua mesa para evitar que ele leve esse olhar pidão aos outros frequentadores do local.

Timidez não é pecado: se o seu pet tem medo de outros cães ou pessoas ou fica querendo ir embora, respeite os limites do seu amigo. É possível acostumá-lo aos poucos, com visitas a locais públicos em horários de menor movimento primeiro, até que ele se habitue aos passeios com mais gente. Filhotes devem ser levados desde pequenos ao máximo de locais possíveis para que se soltem e se sintam bem no meio da galera.

Leia também: